Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Relatório de IMASIDA 2015

O Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV/SIDA (IMASIDA 2015) em Moçambique foi realizado com o objectivo de determinar a prevalência do HIV e SIDA e malária, bem como outros indicadores de saúde da mulher e da criança no país. O inquérito fornece dados a nível nacional, provincial e por área de residência (urbana e rural) e outras características seleccionadas.
A amostra do IMASIDA foi constituída por 7.368 agregados familiares selecionados em 307 áreas de enumeração (AE)1 da amostra mãe constituída com base nos resultados do 3º Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) de Moçambique. Dos 7.368 agregados familiares selecionados, 7.342 encontravam-se presentes e destes, 7.169 aceitaram fazer a entrevista do agregado familiar, o que resultou numa taxa de resposta de 98%. Nos agregados entrevistados, foram identificadas 8.204 mulheres elegíveis de 15-59 anos para a entrevista individual para mulheres, das quais 7.749 foram entrevistadas. Em relação aos homens, foram identificados 6.139 homens elegíveis de 15-59 anos e 5.283 foram entrevistados com sucesso. Estes foram elegíveis para entrevistas (recolha de informação sociodemográfica e de saúde), testagem de HIV no domicilio e a recolha de amostras de sangue para posterior testagem da anemia, malária, HIV e biomarcadores da resposta à imunização ao tétano e à hepatite B viral.
A recolha de dados decorreu entre 8 de Junho e 31 de Dezembro de 2015. A recolha foi feita por 25 equipas constituídas por um controlador, dois técnicos de saúde, dois motoristas, três inquiridores, um digitador de campo e 25 supervisores provinciais. Estes, com recurso aos questionários do agregado familiar, da mulher, do homem e de biometria2, fizeram a recolha de informações sociodemográficas e da saúde dos membros do agregado familiar, assim como os biométricos dos membros elegíveis no agregado familiar incluindo a recolha de amostras de sangue para a testagem de HIV.
O presente relatório contém somente os resultados de cobertura da testagem e a prevalência de HIV, testagem de HIV previa ao inquérito, auto-declaração do estado serológico e acesso aos serviços de tratamento anti-retroviral. Resultados pormenorizados estarão disponíveis no relatório final do IMASIDA 2015.

POR FAVOR FAÇA OS DOWNLOADS DOS RELATÓRIOS ABIXO:

IMASIDA 2015

IMASIDA 2015_Relatorio de Indicadores Basicos de HIV FINAL for web (no blank pages)

IMASIDA 2015_Relatorio de Indicadores Basicos de HIV FINAL

IMASIDA 2016_Relatorio de Indicadores Basicos for Web

About The Author

Informático, Técnico de Saúde Pública e Assistente de Pesquisa.

Related posts

%d bloggers like this: