ONS INOVA E LANÇA PLATAFORMA ELECTRÓNICA PARA FACILITAR O ACESSO E SIMPLIFICAR A INTERPRETAÇÃO DA INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA SOBRE O HIV-SIDA EM MOÇAMBIQUE

O Observatório Nacional de Saúde (ONS) em colaboração com Conselho Nacional de Combate ao Sida (CNCS) e parceiros de cooperação procedeu, na sexta-feira (08.12), o lançamento da Plataforma Electrónica de Informação Estratégica do HIV, que tem como objectivo facilitar e simplificar aos actores-chave na resposta ao HIV-SIDA em Moçambique, o acesso à informação relevante sobre vários indicadores programáticos sobre o HIV, incluindo seus determinantes, permitindo desta forma uma melhor priorização das intervenções e alocação mais eficiente dos recursos.

Falando à margem do evento, o Director Científico do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo, referiu que a disponibilidade, acesso e uso da informação estratégica sobre o HIV-SIDA é de grande importância para o país porque é a base para o desenho, implementação e monitoria das intervenções, particularmente num momento em que os mais recentes dados do inquérito de prevalência de HIV mostrou que a prevalência do HIV aumentou de 11.5 para 13.2.

“Estamos igualmente cientes que esta é uma das áreas que ainda requer muito trabalho, visto que há lacunas de informação principalmente sobre os determinantes da epidemia. Por outro lado, quando esta informação existe, ela é de difícil acesso ou de interpretação complexa”, frisou Samo Gudo.

Esta Plataforma tem como Co-cordenadores, a Dra Dorlim Moiana do INS e a Dra Aleny Couto, Directora do Programa de HIV/ITS do MISAU.

A Dra Aleny Couto, na sua intervenção enfatizou que materializar esta Plataforma foi uma tarefa muito árdua com momentos muito difíceis devido a sua complexidade, no entanto reconheceu que o empenho de todos foi crítico durante este processo.

A Plataforma Electrónica de Informação Estratégica do HIV ora lançada é resultado de um esforço conjunto do Ministério da Saúde através do ONS, CNCS e seus parceiros de cooperação.

About The Author

Informático, Técnico de Saúde Pública e Assistente de Pesquisa.

Related posts

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: